terça-feira, 14 de abril de 2015

Qual é o nome do seu Erê ? O meu é Serpente de Ouro




No Candomblé, Erê é o intermediário entre a pessoa e o seu Orixá, é o aflorar da criança que cada um guarda dentro de si; reside no ponto exato entre a consciência da pessoa e a inconsciência do orixá. É por meio do Erê que o Orixá expressa a sua vontade, que o noviço aprende as coisas fundamentais do candomblé, como as danças e os ritos específicos do seu Orixá.

A palavra Erê vem do yorubá, iré, que significa “brincadeira, divertimento”. Daí a expressão siré que significa “fazer brincadeiras”. O Erê (não confundir com criança que em yorubá é omodé) aparece instantaneamente logo após o transe do orixá, ou seja, o Erê é o intermediário entre o iniciado e o orixá.

Durante o ritual de iniciação no Candomblé, o Erê é de suma importância pois, é o Erê que muitas das vezes trará as várias mensagens do orixá do recém-iniciado.

O Erê às vezes confundido com Ibeji, na verdade é a inconsciência do novo omon-orixá, pois o Erê é o responsável por muita coisa e ritos passados durante o período de reclusão. O Erê conhece todas as preocupações do iyawo (filho), também, aí chamado de omon-tú ou “criança-nova”. O comportamento do iniciado em estado de “Erê” é mais influenciado por certos aspectos da sua personalidade, que pelo carácter rígido e convencional atribuído ao seu orixá. Após o ritual do orúko, ou seja, nome de iyawo segue-se um novo ritual, ou o reaprendizado das coisas chamado Apanan.

A confusão entre Ibeji e Erê é muito frequente, ao ponto que em algumas casas de candomblé e batuque Ibeji é referido como Erê (criança) que se manifesta após a  chegada do orixá, em outras são cultuados como Xangô e ou Oxum crianças. Porém na verdade Ibeji é um orixá independente dos Erês. Dado o facto conhecido e recorrente de que muita gente transita entre o Candomblé e a Umbanda, é também natural que esta confusão se acentue, dados os conceitos e entendimentos diferentes que existem nas duas religiões e que muitas vezes as pessoas não conseguem diferenciar.

Na Umbanda, Erês, Ibejada, Dois-Dois, Crianças, ou Ibejis são entidades de carácter infantil, que simbolizam pureza, inocência e singeleza e se entregam a brincadeiras e divertimentos. Pedem-lhes ajuda para os filhos, para fazer confidências e resolver problemas. Geralmente supõe-se que são espíritos que desencarnaram com pouca idade e trazem características da sua última encarnação, como trejeitos e fala de criança e o gosto por brinquedos e doces. Diz-se que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda. São tidos como mensageiro dos Orixás, respeitados pelos caboclos e pretos-velhos. Geralmente, são agrupados em uma linha própria, chamada de Linha das Crianças, Linha de Yori ou Linha de Ibeji. Costumam ter nomes típicos de crianças brasileiras, como Rosinha, Mariazinha, Ritinha, Pedrinho, Paulinho e Cosminho. Seus líderes de falange incluem Cosme e Damião. Comem bolos, balas, refrigerantes, normalmente guaraná e frutas.

Então: Qual é o nome do seu Erê?   Deixe nos comentários !

77 comentários:

REGINELIA disse...

gostaria da historia da ritinha

REGINELIA disse...

gostaria da historia da ritinha

Erica disse...

GOSTARIA DE SABER O MEU?

Gicenira disse...

Não conseguir identificar o meu Erê. Como faço?

renata rabelo disse...

O nome do meu ere. Se chama pipoca

Gabriel Arlert disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel Arlert disse...

O nome das minhas bbs são Rosinha e Mariazinha

Gaby Winchester disse...

A minha é Rosinha

nossas aventuras disse...

Gente só podemos saber o nome do Erê jogando os búzios ou quem já os tem, ele fala por si!
Kolofé !

Unknown disse...

A minha é a menina do cai cai

Unknown disse...

Gostaria da história da pepita e de que ela gosta e onde ela fica.

Unknown disse...

Responder

Unknown disse...

Responder

Unknown disse...

Gostaria da história da pepita e de que ela gosta e onde ela fica.

Unknown disse...

Gostaria de saber como é a criança pepita e de que ela gosta

Unknown disse...

Gostaria de saber como é a criança pepita e de que ela gosta

Unknown disse...

Gostaria da história da pepita e de que ela gosta e onde ela fica.

Unknown disse...

Como saber o nome do meu ere?

Unknown disse...

Gostaria de saber o nome do meu ere?

Ygor robert disse...

Meu ere se chama pedrinho do riacho...amo muito

Maria de Lourdes disse...

Meu nome erê se chama Maria Rosa Lábios de Mel gostaria de saber mais sobre ela.

Unknown disse...

Gostaria de saber a história do erê curisco se alguém souber por favor

Unknown disse...

O meu ere e pedrinho ou padoque de ouro

Vítoria disse...

N sei qual er o meu alguém pfv me ajuda

Unknown disse...

Pilão De Ouro

Unknown disse...

O meu é menina do cai cai.
Gostaria de saber sua história?
Pois não encontro...

Unknown disse...

Bom dia.
Meu Erê também eh ela.
Você sabe algo sobre ela? De que família pertence?
Dencobrir ontem e procuro aprender sobre ela...

Unknown disse...

Alguém conhece o erê gamela de ouro? Acho que é esse o nome... tô apaixonada por ele... queria saber da história dele

Unknown disse...

O meu é Palmeirinha de Oxóssi

Unknown disse...

O meu é Tronquinho!
Quero saber da vida dele

Além da Vida!! disse...

Bom dia o nome do meu erê e Joãozinho que recebi pela primeira vez este ano na festa de Cosme e Damião e Doum que Deus ilumine cada vez mais o meu erê salve..

Unknown disse...

Orunmilá kolofé!
Obrigado pela resposta!

Unknown disse...

Sou filha de ogum e iemanja minha ere responde como conchinha menina mais não acho história sobre ela

Unknown disse...

O nome de minha ereia e florzinha do campo ,gostaria de saber td sobre ela, antes ela se chamava
rosinha

Unknown disse...

Historio do ere serpende de oxumare

Unknown disse...

Gostaria de saber se tem o menino do cai cai vie aqui que uma pessoa tem a menina

Unknown disse...

Eu queria sabe mesmo sobre aninha
Ponto

Unknown disse...

Gostaria de saber o nome do meu ere

Ana disse...

gostaria de saber o nome da minha , ela é chorona

Unknown disse...

Olá gostaria de saber sobre a erê Duda não achei nada sobre ela, se alguém saber sobre ela me fale ficarei grata axé

Felipe contijo disse...

Qual o nome do meu erê não sei, sou do signo de gêmeos

Unknown disse...

A minha e Mariazinha da cachoeira ♥️🥰amoo ela

Unknown disse...

Eu queria saber sobre a história da pipoquinha minha irmã tem ela?

Unknown disse...

Gosteria de saber a historia da ere conchinha

Unknown disse...

Á minha é ESTRELINHA DO MAR amo muito minha poneca...

Aline de Iemanjá disse...

Minha erê se chama Ondinha do Mar.
Uma erê de Iemanjá.
Pois sou filha de Iemanjá.

Unknown disse...

Pipoca não (pipoquinha)

Unknown disse...

O nome do meu é cobra de Ouro alguém te história ou sabe algum

Bruxa nos disse...

Minha erê chama Luizinha

Anónimo disse...

Gostaria de saber mais sobre Carolaine, sonhei com ela

Unknown disse...

De que jeito eu faço para descubrir o ere correspondente a minha pessoa

Unknown disse...

Eu n sei qual o meu

Alane disse...

A minha é Marina

Unknown disse...

Como chame a minha erê

Unknown disse...

Meu ere se chama lua grande

Unknown disse...

Quem e a erê menina janaina e sua historia

Unknown disse...

O meu e o Luizinho

Unknown disse...

Meu erê se chama Serginho.

Unknown disse...

Pedrinho do Rio assim se apresentou prá mim e que estaria comigo. Poderia me orientar.

Anónimo disse...

Sei pouco dela, procurando descobri que ela e o irmão dela são curandeiros e que foram mortos protegendo negros da injustiça do preconceito, procure mais a respeito é uma história linda :)

Anónimo disse...

Nome do ere da minha irma de santo, ela pula o tempo todo e come muito deburu, só de sentir o cheiro ela já passa mal

Unknown disse...

Mariazinha da cachoeira
Sou de oxum

Unknown disse...

Gostaria de saber a história da conchinha dourada, e saber mais sobre ela pq n encontrei MT coisa

Unknown disse...

Gostaria de saber sobre a conchinha dourada

Unknown disse...

Queria saber o meu

Unknown disse...

qual seria o meu?

Unknown disse...

Kero saber se existe êre c. O nome Lacinho ?.... como ela é ,?
Sou filha de Nãna e oxalá

Unknown disse...

Eu gostaria de saber qual o nome da minha criança . Nasci 30/07/1975 Julho

Unknown disse...

Rafel

Unknown disse...

gostaria de saber a historia da ere estrelinha do mar

Anónimo disse...

Gostaria de saber o nome do ere do meu filho a data de nascimento é 02 /08 / 1989

Anónimo disse...

A minha se apresentou como Agata

Anónimo disse...

Anónimo disse...

Como saber o nome do erê?

Anónimo disse...

Tbm quero saber qual eo meu ?

Anónimo disse...

Não acho nada do ere cobrinha de ouro

Anónimo disse...

az1303789@gmail.com meu email. Gostaria de achar uma imagem ou foto do meu erê Felipinho.